AUSLAND mostra 5 razões pela qual sua empresa precisa ter um bom ERP

Integração dos sistemas de gestão

Toda empresa precisa de planejamento para conseguir prosperar. Independente do seu tamanho ou área de atuação, o sistema ERP traz uma série de vantagens para as empresas conseguirem ter um maior controle de todo o negócio. ERP – Enterprise Resource Planning – significa, ao pé da letra, “planejamento dos recursos da empresa” e é composto por uma série de softwares que vão trabalhar de forma integrada para garantir o controle de toda a organização em um só sistema.

Automação de controles

Com um sistema ERP, a empresa passa a contar com uma maior e melhor automação da informações que serão armazenadas de forma organizada, possibilitando que o proprietário ou responsável pela empresa tenha uma maior e melhor visão do negócio, podendo tomar as decisões de forma mais eficiente e precisa.

É comum que os empresários e empreendedores utilizem seus próprios métodos para fazer o controle da empresa, como as planilhas eletrônicas. Mas este controle manual, num certo momento, acaba travando o crescimento da organização, sem contar a possibilidade de perda de histórico. Se você quiser, de fato, ver o seu negócio crescer, é preciso mapear bem os processos e ter um controle mais amplo de todos os setores e atividades delegadas. E quanto mais sua empresa crescer, maior deverá ser o controle de todos os processos, do administrativo, passando pelo comercial, produtivo, até o financeiro.

Padronização

A primeira vantagem ao adotar um ERP é a “padronização” de todos os departamentos da empresa, inclusive das filiais, caso haja. Vendo todos os setores de sua empresa, com informações padronizadas, ficará muito mais fácil para gerir seu negócio. A “Gestão Unificada” vai lhe trazer maior clareza sobre o seu negócio, podendo te dar acesso a resultados consolidados que vão permitir a tomada de decisões mais acertadas e rápidas, sem sustos ao final de um mês ou trimestre.

Integração de informações financeiras

Integração de informações financeiras é outra vantagem de se ter um sistema ERP; pois isto permite ao gestor acompanhar bem de perto todo o desempenho da empresa; tendo acesso a todos os negócios que de fato contribuirão para gerar receita e quanto a empresa está consumindo em cada setor. Esta vantagem permite que o gestor possa cortar gastos desnecessários e investir onde realmente dará retorno, melhorando processos e tornando a organização mais enxuta e dinâmica; com o tamanho ideal para atender bem à demanda dos clientes.

Redução de erros

Outra vantagem é a redução de erros, principalmente os operacionais. Isto é possível porque as informações serão mais precisas; consolidadas e ficará muito mais fácil administrar os diversos setores da empresa; de forma que as ações a serem tomadas sejam decididas com maior acerto e rapidez; eliminando quase que por completo os prejuízos e até ajudando a acabar de vez com a ociosidade do capital que a empresa possui. A partir do momento em que o gestor sabe onde estão gargalos e desperdícios, onde há falha na qualidade de produção ou do serviço prestado, fica muito mais fácil elaborar processos eficientes que façam a empresa funcionar bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *