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5 Dicas para reduzir a alta rotatividade de funcionários em sua empresa

A rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, já se tornou um problema comum do setor de recursos humanos de todas as empresas. Turnover visa medir a rotatividade do pessoal de uma determinada empresa, levando em consideração os índices de entrada e saída de funcionários. A rotatividade de funcionários é um processo constante nas empresas, mas deve ocorrer apenas quando necessário, visando uma renovação saudável dos profissionais. Quanto mais alto o índice de saída de funcionários maior será o custo envolvido, pois a cada rescisão normalmente segue-se uma admissão relativa. Nesse custo de renovação podemos incluir os gastos da rescisão do antigo profissional, despesas na seleção e recrutamento, treinamento do novo profissional e a perda de produtividade durante o período de adaptação do novo funcionário comparando ao antigo profissional.

Buscando diminuir o índice de rotatividade dos funcionários, o primeiro passo é identificar os motivos que estão fazendo que os seus funcionários optarem por trabalhar em outras empresas. Muitas vezes o principal motivo é o salário, mas engana-se quem acredita que ele seja o único. O relacionamento com seus superiores, sejam eles diretos ou não, é outro fator que aumenta consideravelmente o índice de turnover. Podem-se destacar também fatores como falta de benefícios, ambiente de trabalho desconfortável e política interna mal conduzida. Vistos alguns fatores mais comuns, confira abaixo cinco dicas para ameniza o turnover de sua empresa:

1. Para cada funcionário que solicita sua demissão, identifique os motivos que o levaram a tal decisão com uma entrevista pessoal;

2. Verifique se a diferença salarial entre outras empresas, pois pode-se estar apenas treinando pessoal para o concorrente;

3. Verifique se o plano de carreiras de sua empresa atende a todos os funcionários e como cada funcionário se enquadra no plano;

4. Avalie a relação do funcionário com seu superior e com demais colegas;

5. Confira também a carga de trabalho do funcionário em relação aos demais colegas, pois este pode estar sobrecarregado em relação à equipe, seja em horário normal de trabalho ou através de horas extras.

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